Quem é Vera Lucia Bello


Vera Lucia Seixas Bello

CRP. 05/1136


Sou psicóloga, terapeuta de família, coordenadora e facilitadora de grupos.


Coordenadora da rede municipal (1968 a 2000) - Secretaria de Saúde e Educação - Grupos de Psicoterapia com Histórias como Recurso Terapêutico


Na rede particular realizo grupos com professores, alunos e família, desenvolvendo temas específicos através das histórias.


As histórias são utilizadas como recurso nos atendimentos individuais, casais, famílias, crianças e adolescentes.


Grupos quinzenais e mensais.






Fotos dos Grupo








RIO DE JANEIRO
Mensal


Grupos às 5as feiras
18 às 19:30

12 nov
03 dez


Jardim Botânico - Pça. Pio XI, 34 - RJ
Gávea

Grupos às 6as feiras
14 às 15:30

27 nov
11 dez


Rua Jequitiba, 1 - Gávea



Workshop
Recuperação e Estabilização da memoria essencial
Mensal Everest Rio Hotel - R. Prudente de Moraes, 1117
Ipanema - RJ
28 de Novembro



FRIBURGO
6as-feiras
18 às 19:30


13 e 20 novembro
04 dezembro


ENCONTRO COM O CONTO UM ATO DE AMOR

Recuperando a saúde através de recursos lúdicos e criativos

Conversas Esclarecedores

É um momento lúdico e preventivo que instiga a mente para os sonhos e realizações, fortalecendo e motivando o indivíduo, dando cor e sabor ao seu cotidiano.

Os contos e seus personagens nos proporcionam um debruçar sobre nossas vidas revendo inquietações, compreendendo sentimentos íntimos, organizando nosso pensar e sentir no enfrentamento de desafios e dificuldades.

Os contos lubrificam as engrenagens, fazem correr a adrenalina, mostram-nos a saída, abrem portas amplas em paredes anteriormente fechadas, abertura que nos leva aos sonhos, ao amor e ao aprendizado.

Os cantos são bálsamos medicinais. Eles têm uma grande força! São portadores de imagens primordiais, que evidenciam os desejos transformadores e reveladores da palavra. Fazem com que aprendamos com a potencialidade das idéias que nos fortalecem e nos mostram novos caminhos.

É um riquíssimo instrumento cheio de signos, símbolos, ícones, salvando o imaginário, possibilitando ao indivíduo extrair dele recursos para suas necessidades e então entrar no reino das possibilidades, equilibrando razão e emoção. Eles nos levam ao movimento e a uma porção de coisas que julgavamos perdidas sem termos acesso, então começam a sair do fundo do baú: sonhos e fantasias. As metáforas e imagens dos contos enriquecem e restauram o movimento que é terapêutico por si mesmo.

O indivíduo começa a se sentir capaz de se administrar melhor, buscando respostas as suas indagações, intercambiando criativamente com o mundo onde a arte e os contos estão presentes alinhavando seu caminhar, oferecendo um novo olhar para sua própria vida.

O ofício do fazer é uma parte importante do trabalho. O ofício de contar histórias, o de ocupar as mãos representam a criação de algo, a expansão.

As histórias fortalecem o poder sonhar, estimulam a ação, animam e instigam a mente na luta cotidiana, revitalizando o ser: “você pode experimentar, por intermédio da escuta que você tem a força para recuperar, refazer, reencontrar, retomar, rever, reconsiderar, recolocar-se para mudar seu destino, como o herói do conto que tanto sofreu, mas enfrentando as dificuldades, vence”.

Os personagens te guiam para dentro de você, rumo a novos horizontes e possibilidades. Através da escuta dessas narrativas é que se encontram possibilidades de aprender mais e melhor sobre nossos problemas interiores. Pois ao ouvir um conto surge a possibilidade de estar revistando a própria história e revendo soluções.

Trata-se de um método para amenizar velhas cicatrizes, dar alívio a antigas feridas, recuperar talentos e revitalizar a determinação, a coragem, a intuição, a força, o humor, a percepção aguçada. A energia uma vez contida ao longo dos anos, quando liberada funciona como uma fonte de renovação e cura, capacitando o indivíduo.

Nossos encontros acontecem quinzenalmente. É um lugar onde compartilhamos pensamentos, sentimentos e dialogamos com nosso mundo interno nas necessidades de pertencimento familiar, profissional e social.

A Arte de Contar e Ouvir História

Slide 1
A arte de contar e ouvir histórias e seu efeito
transformador e curativo

A causa energética de sentimentos difíceis não se elimina com facilidade. Esta “causa” fica represada dentro de nós, e como toda energia emocional acumulada acaba vazando em forma de sintomas neurológicos, fisiológicos ou comportamentos destrutivos.
As histórias falam num nível muito mais profundo e imediato do que a linguagem cotidiana.
A imagem metafórica proporciona meios para observar os sentimentos a uma “distancia segura”. Ela impede que os sentimentos se avolumem e se transformem numa terrível confusão interior.
O uso da história mostra com recorrer à ajuda da imaginação para lidar com os sentimentos, pois a ruminação mental tende a remexer as ansiedades e vozes críticas interiores. A história desencadeia um olhar aos sentimentos perturbadores.
O poder deste método e que podemos nos beneficiar ao “ingresso” para o mundo interior.
Quando a história é bem escolhida, a escuta é atenta, porque você entra no mundo do individuo com cuidado e compreensão.
Uma história terapêutica fala de questões e problemas emocionais comuns, mas fala dentro do domínio de imaginação e não dentro do domínio de cognição...
Ela faz com que a pessoa a compreenda sinta com mais clareza, proporcionando uma empatia e uma verdade mais profunda do que é possível por meios de palavras literais.
A história apresenta esperança e possibilidades em forma de mecanismos mais saudáveis e criativos.
No universo da história, ela encontra ferramentas para soluções mais ricas e gratificantes. Oferece novos modos de pensar sobre seus sentimentos mais difíceis.
Todo sentimento doloroso ou intenso demais exige tempo para a reflexão uma história proporciona esse tempo.

CONTATO

Tel. 2249-7464 Cel. 9478-6545

E-mail: encontroscontos@gmail.com